domingo, 15 de setembro de 2013

Defesa agropecuária da Bahia confirma caso de scrapie em Feira de Santana

http://www.marceloabdon.com.br/

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), confirmou mais um caso de Paraplexia Enzoótica dos Ovinos e Caprinos (scrapie). Os sintomas da doença foram identificados em um ovino da raça dorper, em uma propriedade localizada no município de Feira de Santana. Após exames laboratoriais que confirmaram o diagnóstico, o animal veio a óbito. A scrapie ataca o sistema nervoso central dos animais causa a morte.

O caso registrado na Bahia acometeu o ovino adquirido de uma fazenda na qual casos de Scrapie já haviam sido encontrados. A fazenda estava em fase de saneamento.
– O fato de ter sido um macho não ofereceu maiores riscos para a ovinocaprinocultura estadual. A transmissão desta enfermidade ocorre, principalmente, através da ingestão de restos da placenta de fêmeas contaminadas ou do pasto infectado com estes restos placentários – informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder.
No Brasil a doença foi registrada pela primeira vez em 1985 no Rio Grande do Sul. Mais quatro Estados já constataram casos da doença: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os principais sintomas são a perda de apetite, falta de coordenação motora, prurido (coceira), movimentos repetitivos e morte. A equipe da Adab isolou imediatamente o animal doente ao ser notificada pelo médico veterinário responsável pela fazenda.
Fonte: Seagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...