sábado, 20 de setembro de 2014

Manejo em bandas é alternativa para otimizar a produção de suínos

http://www.marceloabdon.com.br/

O manejo reprodutivo em bandas é a alternativa para executar as atividades diárias de modo uniformes, concentrando coberturas, partos e desmames em um mesmo
período. O médico veterinário César Feronato explicou na última quarta, dia 17, a técnica que constitui o agrupamento de fêmeas que estão na mesma fase do ciclo reprodutivo, permitindo a otimização da mão de obra, o manejo de sanidade e reprodução integrados.
A maior parte da suinocultura brasileira trabalha com manejo e lotes semanais e, com a implementação desse sistema a produção pode ocorrer a cada 21 dias, concentrando os trabalhos para que ocorram simultaneamente. Como benefício, o produtor consegue organizar os serviços, além de melhorar a sanidade do rebanho. O veterinário explica as vantagens.
— Quando se atividade com datas específicas, há partos mais concentrados e com isso melhora-se a sanidade do rebanho. Os leitões mais velhos colonizam agentes infecciosos e transmitem aos mais novos, e com a diferença de tempo entre os nascimentos menor, isso tem menos chance de ocorrer — afirmou Feronato. (Canal Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...