domingo, 30 de novembro de 2014

A chapa de oposição em 2012 deve ser respeitada e, quem sabe mantida para 2016




Na última eleição para prefeito e vice-prefeito de nossa cidade, tive a honra de concorrer na condição de candidato a vice. Mais do que uma honra, foi uma missão que cumpri com a única e exclusiva vontade de ajudar nosso município. Como candidato a prefeito contei com a presença do meu amigo Chico Bertuleza.



A verdade é que hoje muitos esquecem, ou fingem esquecer, o grande resultado obtido nas urnas naquele ano pela chapa que integrei. Foi obtido pela nossa chapa a quantidade de 3.811 votos, cerca de 49,84% dos votos válidos naquele pleito.

O contexto enfrentado naquela luta, dava a muitos observadores a impressão que seria um verdadeiro passeio pela chapa da situação. Pois no contexto financeiro a chapa carecia de maiores gordura$ e no âmbito político estávamos com menos dois vereadores (Alarizo Júnior e Neto de Zoraide), que teriam a época aderido ao projeto governista.

Apenas para efeito de entendimento elencarei alguns pontos que considero terem sido difíceis e determinantes para o insucesso eleitoral, senão vejamos:

1º- O fato da oposição ter dado a presidência da Câmara ao vereador Valquir Umbelino.

2º- O fato do candidato a vice-prefeito Sr. Cícero Umbelino ter o apoio de seu filho e presidente da Câmara, e com isso ter fortalecido a reeleição do prefeito.

3º- O fato de que dois vereadores (Alarizo Júnior e Neto de Zoraide) até então do grupo na eleição de 2008, terem aderido ao sistema governista por discordarem do apoio ao nome de Valquir Umbelino para presidir a Câmara, ambos foram os mais votados do pleito de 2012.

4º- O fato de que o prefeito era o próprio candidato, pois ele contava com o direito de ser reconduzido pelo instituto da reeleição. O nível de comprometimento e de investimento de um candidato a reeleição é infinitamente superior ao de um político que está apenas emprestando apoio a alguém de seu grupo.

5º-  A ausência de uma pesquisa idônea por parte da própria oposição, pois os números apresentados pela situação, que não foram confirmados nas urnas, davam uma maioria esmagadora com cerca de 1.800 votos a frente de nossa chapa, informação que prejudicou na tomada de posição de muitos eleitores indecisos.

6º- A ausência de ao menos um comício na comunidade de Santa Maria, estrategia ou esquecimento que pode ter contribuído para o resultado indesejado. 

7º- A ausência de uma última reunião de membros da campanha com candidatos e lideranças, mesmo após o conhecimento de uma pesquisa feita pelo vereador Valmir Pereira que dava cerca de 4% de vantagem para a chapa de oposição na frente da  chapa da situação. A pesquisa revelou um quadro de virada e consolidação de vitória da chapa Chico Bertuleza e Josemberg Santos, já na sexta-feira que era anti-véspera da votação.

8º- A falta de apoio por parte das maiores lideranças do PMDB (Henrique Alves e Garibaldi Filho), pois na época eles não admitiam qualquer entendimento com o PSB da ex-governadora Wilma de Faria .

9º- Tivemos ainda que conviver com  inúmeros casos de compra de votos e abuso de poder econômico por parte do grupo da situação. Fatos registrados em vídeo e com provas matérias, todos devidamente denunciados a justiça eleitoral.

Enfim, a luta foi titânica e a chapa de oposição mostrou ser forte e competitiva, haja vista, que perdeu por apenas 26 votos. Para a eleição de 2016 o contexto se mostra totalmente diferente, basta mais uma vez  se observar os 09 (nove) pontos que elencamos, para chegarmos a conclusão de que tudo poderá ser diferente.

Muitos defendem mudanças e, até quebra de compromissos, tentaremos conduzir tudo da maneira mais correta e sensata possível. O que está em jogo é o futuro de Afonso Bezerra, coisa que para muitos não tem qualquer valor. 

Querem apenas o poder pelo poder!

Eu, quero uma Afonso Bezerra melhor para todos!

JOSEMBERG SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...