domingo, 17 de maio de 2015

Afonso Bezerra -RN: Nossa cidade prestes a entrar na rota do turismo religioso.

A imagem de Nossa Sra. das Graças deverá atrair muitos peregrinos.
     O aniversário de 15 anos da Paróquia  de Nossa Sra. das Graças foi uma festa muito linda e bastante concorrida, as famílias foram abençoadas e a fé do povo católico foi fortalecida na cidade de Afonso Bezerra. A organização do Padre Antônio José do Vale foi mais uma vez sentida em todos os momentos, sua coragem e sua devoção a fé cristã deve ser enaltecida a todo tempo.


    Um dos principais momentos foi a inauguração da imagem de Nossa Sra. das Graças, a Paróquia entregou aos seus fieis um monumento a fé e a devoção  aquela que foi a escolhida de Deus para trazer o Cristo Salvador ao mundo. O sentimento de todos que lá estavam era de alegria e entusiamo por esse novo momento que marcará a fé do povo de nossa terra.

      A visão do Pároco Padre Antônio, aliado a sua coragem e vontade de fazer crescer a fé do povo católico poderá dentro em breve ser um diferencial também na economia da cidade de Afonso Bezerra, pois todos sabem que o turismo religioso cresce ano após ano, haja vista, que as caravanas com peregrinos percorrem todo o Brasil em busca de lugares que enalteçam as coisas sagradas e aumentem a fé e a devoção.  

      As viagens motivadas pela fé mobilizaram cerca de 17,7 milhões de peregrinos  no ano de 2014, segundo estimativas do Ministério do  Turismo. O turismo religioso é aquele motivado pela fé popular, realizado em locais de importância religiosa ou em períodos estabelecidos, geralmente para homenagear uma figura sacra como santos e padroeiros, agradecer preces atendidas e, até mesmo, pagar penitências. Por todo o mundo, cidades com características religiosas atraem visitantes em busca de experiências ligadas à fé, religiosidade e à esperança, como o Vaticano para os católicos romanos, Meca para os islâmicos, e Jerusalém, cidade santa para os judeus, islâmicos e cristãos.

O que motiva os turistas de cunho religioso é, principalmente, a necessidade de estar em locais onde a fé apresenta mais intensidade. Existem diferentes tipos de viagem com motivos religiosos, como a Romaria, na qual os romeiros vão aos destinos sagrados apenas para conhecer a religião e o local, a Peregrinação que consiste em cumprir promessas ou votos de divindade, e as viagens de Penitência ou de Reparação, onde o viajante busca se redimir de culpas ou pecados.

No Brasil, pesquisas feitas pelo Ministério do Turismo, em parceria com a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, revelou que o nordeste é a região onde o turismo religioso é o segundo tipo de turismo mais comercializado (atrás de sol e praia). Além disso, em 2006, 3,2% do total de turistas nacionais, viajaram por motivação religiosa e, 0,4% dos turistas estrangeiros também apontaram a religião como o fator que os traziam ao Brasil. As pesquisas relacionadas a esse segmento, mostram também que todos os anos são realizadas aproximadamente 1,7 milhão de viagens religiosas gerando R$ 6 bilhões em negócios realizados. Só na cidade de Aparecida (SP), a movimentação de visitantes ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de 7 milhões de pessoas todos os anos no feriado de 12 de outubro.

Aparecida, em São Paulo, é o local que mais de destaca no turismo religiosos brasileiro. Nascida de um milagre em 1717, a cidade vive do comércio movimentado pela visita de pessoas de todas as partes do país, que se dirigem à cidade para agradecer ou pedir graças à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Sede do Santuário Nacional, possui vários prédios antigos, Seminários, outras igrejas e pontos turísticos, e ainda conta com infraestrutura adequada para atender os romeiros de todos os lugares.

O país ainda tem como datas principais os feriados de Natal, Páscoa e os de Padroeiras e Padroeiros estaduais e municipais. Nessas épocas é comum a peregrinação de fiéis para determinadas cidades ou romarias por diversos locais visando a realização de pedidos ou agradecimentos.
Sobre a Festa:
Voltando a falar sobre a belíssima festa realizada pela Paróquia de Afonso Bezerra, um dos pontos altos foi a homenagem feita a 15 famílias tradicionais de nossa terra que ao longo dos anos vem se destacando pela dedicação a fé católica e a nossa comunidade, foram essas as famílias: Família Monteiro, Família Bezerra, Família Souza, Família Santos, Família Tavares, Família Braga e Medeiros, Família Bertuleza, Família Cunha, Família Dantas, Família Tomaz; Ffamília Felipe, Família Avelino, Família Félix, Família Morais.
Houve também para o deleite dos fiéis um show com o Ministério Adoração e Vida, que abrilhantou a festa do povo de Deus! 
O Padre Antônio José do Vale fez questão de agradecer a todas as famílias indistintamente e pediu as bençãos de Deus e de Nossa Sra. das Graças para iluminar toda a cidade de Afonso Bezerra.

Ver imagens da festa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...