sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Atividade de Filosofia apresentado como cumprimento do curso de Especialização em Filosofia na Universidade Federal do RN.

A Justiça, a Democracia e os Sinos.
José Saramago

            Nesse primeiro texto: “A Justiça, a Democracia e os Sinos”, José Saramago fala sobre a eficiência da democracia, ilustrada aqui por uma história que ele conta ocorrida na cidade de Florência com um capônes injustiçado que tocou os sinos da igreja para anunciar a morte da justiça. Não que alguém tivesse morrido, mais ao tocar o sino da igreja, estava convocando as pessoas da comunidade para comunidade que estava anunciando a morte
da justiça por aquilo que estava ocorrendo com ele.
            Para Saramago, os sinos de hoje são movimentos sociais representados pelas entidades participativas, sindicatos, etc, que erguem suas vozes contra as injustiças sociais existentes e pelos direitos humanos. Todavia, estes também muitas vezes estão a serviço do poder dominador não representando de fato as pessoas, mas estão sob a égide do poder econômico vigente. É o capitalismo sepultando a democracia.
            As vozes que clamam nas ruas, nos becos, nas vias públicas, nos hospitais, não são ouvidas, simplesmente porque o poder econômico é maior e domina a tudo e a todos. Como exemplo disso cito o caso do ambientalista morto esta semana na região norte do Brasil que defendia o meio ambiente e sua degradação, vitima de uma emboscada feita por fazendeiros que desmatam e roubam madeira. Essa voz foi silenciada por causa do poder econômico.
            Todavia, bem antes dos sinos de Florença, temos um anuncio contra a falta de justiça feita pelo profeta Isaías no VIII século antes de Cristo. Veja como o profeta fala ao povo de Israel:

“Assim a justiça retrocede e a sabedoria fica longe, porquanto a verdade Tombou na praça e a honestidade não consegue mais entrar na cidade. Pelo que o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe, porque a Verdade anda tropeçando nas ruas, e a equidade não pode entrar”¹.

            Como são atuais as palavras de Isaías para a geração presente. Fica claro que tanto no exemplo trazido por Saramago dos servos de Florença que tocaram os sinos para anunciar a morte da justiça, como aqui no texto do profeta Isaías, que não pode haver democracia sem justiça social e plena.
            No segundo texto sobre a “ilusão do mundo democrático”, Saramago chama a atual democracia de “Bolha democrática”, onde tudo funciona perfeitamente, no entanto o sistema é mantido com vistas a manutenção do poder econômico, assim o poder mantem a democracia distante do que deveria ser. A democracia, com seus ideais de participação popular termina por trazer insegurança e medo as pessoas, servindo apenas a interesses enconomicos e não sociais.
            Portanto, podemos concordar com Saramago quando diz que vivemos uma “Plutocracia”, governo dos ricos, porque há um sistema que alimenta essa cadeia maléfica onde os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres. A plutocracia (do grego ploutos: riqueza; kratos: poder) é um sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico. Do ponto de vista social, esta concentração de poder nas mãos de uma classe é acompanhada de uma grande desigualdade e de uma pequena mobilidade².

---------------------------------- 
1.    A Bíblia da Pregadora. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil: Curitiba, PR: Editora Evangélica Esperança, 2009. Página 673.

2.    https://pt.wikipedia.org/wiki/Plutocracia, consultado em 28 de agosto de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...