quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Guamare-RN : Caminhos para o desenvolvimento do município.

  1.  

 A cidade de Guamare vem há muito tempo estagnada em termos de desenvolvimento social e econômico. Os avanços foram ínfimos , visto que, os recursos públicos propiciam ações mais efetivas , onde a  busca pela qualidade e excelência na gestão pública praticamente não existiram durante as últimas administrações.
      O gestores públicos eleitos não  procuram ousar, quebrando muitos paradigmas e vicissitudes existentes  na sociedade  que geram atrasam no desenvolvimento, e, não fazem devido  à  falta de coragem e  competência, então  focam -se apenas  na manutenção  do poder;
Tudo  isso, gera uma acomodação por parte da maioria da sociedade  que parte para acomodar -se com tão  pouco, e, aliada a educação de baixa qualidade, o ser humano  tende a não querer a sair de sua zona de conforto, apesar  de querer mudanças.
      Dificilmente a cidade de Guamare  desenvolvera-se enquanto uma grande  parcela da população continuarem na busca incessante  de empregos tão somente na prefeitura, e,  os que estão usufruindo  das benesses  do poder fazem vistas grossas  aos demandos do prefeito .
      Um gestor público  responsável  e competente deve contratar pessoas que queiram trabalhar na prefeitura, e não apenas um emprego, entretanto  que tenha  competência para tal. Inchar a máquina pública  através  de apadrinhamentos político é  um equívoco  enorme que  gera prejuízos  nas contas públicas.
       O desenvolvimento na cidade de Guamare, passa porte três vertentes :
1.0 - Tem  que ter educação  de. qualidade , onde os professores  sintam - se motivados para exercerem  sua  profissão, e os  alunos tenham prazer em ir para à  escola, onde os pais participem ativamente  na vida escolar de seus filhos
2.0 - O cidadão precisa  conscientizar- se de que vender seu voto está  apenas  contribuindo  para o  crescimento  de ervas daninhas  que não terão nenhum compromisso moral e político com a sociedade, a  não ser com os interesses pessoais,  consequentemente, não é  do interesse destes políticos que  o cidadão  melhore seu padrão de vida. Do mesmo modo, o político que tenta eleger - se apenas através  da compra de votos, onde um gesto de solidariedade para  com um  cidadão  é  uma maneira de cooptar votos , isso já demonstra o tipo de político que ele é.
3.0 - É  preciso  gerar empregos através  de projetos sustentáveis, onde à   agricultura familiar seria um bom  começo.     
          Não  é preciso  ser um expert em economia  e administração pública, para saber que os enormes  recursos públicos que entraram  nos cofres  do município  nestes últimos  10 anos, dariam para colocar à cidade de Guamare  em outro patamar de desenvolvimento, porém gestões irresponsáveis fizeram  com  que o dinheiro  público fosse jogado  pelo  ralo.

           Nada dito acima é alguma utopia, mas é  preciso  ter um prefeito e   vereadores competentes para implementarem  as medidas necessárias, senão, teremos mais de 1 bilhão de reais  jogados  fora nos próximos  8 anos,enquanto  a população  fica digladiando-se por empregos  na prefeitura, entretanto, o padrão de vida de muitos políticos  continuam o mesmo,inclusive  com os filhos estudando  nas melhores escolas da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...