domingo, 24 de setembro de 2017

ACORDA GUAMARÉ- A CRISE HIDRICA NO MUNICIPIO SE TORNOU UMA VERDADEIRA NOVELA

 É assim que vejo a atual situação hídrica de nosso município, como uma verdadeira novela, porém com um roteiro diferente pois a cada dia um capitulo novo sem a certeza de um final feliz.


Sou morador deste município desde o ano de 1995, na época o município já sofria com a precariedade do abastecimento de água época essa em que os chafarizes eram o principal meio de se obter água na cidade a água era bombeada dos poços de mangue seco, até então a CAERN não administrava nosso abastecimento e mesmo
com todas as dificuldades onde o cidadão carregava água no calão nunca se sofreu tanto como nos dias de hoje.

Depois dos chafarizes veio então a tão sonhada água encanada que iria para as residências e a construção da caixa d’água com água ainda bombeada de mangue seco, passado algum tempo e alguns gestores tiveram a ideia de se construir uma adutora para que o município fosse suprido de suas necessidades hídricas . A adutora foi construída e inaugurada, inclusive essa adutora de Guamaré teve dois genitores pois lembro bem que na época a obra foi realizada na gestão do saudoso João Pedro filho que com recursos do próprio município realizou a obra, dias após a inauguração desta obra pelo prefeito João Pedro Filho eis que apareceu o governador Garibaldi Filho que também realizou outra festa de inauguração dessa adutora festa essa articulada por lideranças pemedebistas de Guamaré que no meu ponto de vista são os maiores causadores do atual problema por que quando o prefeito daquela época realizou a obra com recursos próprios a água até determinado tempo vinha em abundância e era administrada pelo município,  até que o governo do estado e lideranças oposicionistas daquela época fizeram um grande tumulto e o governo do estado através da CAERN assumiu o abastecimento de água do município e de lá pra cá a precariedade do abastecimento tomou conta do município ,até por que a própria CAERN  que já administrava não teve a competência de investir na manutenção do abastecimento de água da cidade uma vez que com o crescimento da população a necessidade de novos investimentos para ampliação e manutenção da mesma era obrigatório.

Com o passar do tempo nada melhorou pois somente os aproveitadores da situação se beneficiavam , pois foi criada a indústria dos carros pipas, contratos e mais contratos  caríssimos surgiam a cada administração como também a velha promessa de campanha se renovava nos palanques do município de que essa situação seria resolvida e de lá pra cá somente medidas paliativas consolavam o povo que passivamente aceita tudo sem reclamar e buscar seus direitos.

Hoje presenciamos o retrato do descaso com a falta de atitude por parte de nossa classe política que pouco tem proposto medidas para sanar este problema.

Hoje a crise hídrica de Guamaré se tornou pra mim uma verdadeira novela por que a cada dia um novo capítulo é apresentado e o povo como sempre esperando um final feliz .

O momento agora é de união de todos, digo isso não só a classe política(OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO)  mas também a toda população deve deixar o revanchismo de lado e realizar um grande movimento para quem sabe assim chamar atenção das autoridades competentes, como também o município deve realizar projetos que possam viabilizar alternativas para que este problema seja sanado, sabemos bem que a CAERN não fez esforço algum para melhorar a situação precária de água em nosso município  e é por isso que o caos hídrico foi instalado em todo município.

Outro fato que me chama atenção é o comodismo e a passividade da população que ao longo dos anos vem pagando a conta sem ter água em suas residências e sempre fica reclamando e não vão em busca de seus direitos.

A população tem que acordar e entender que são os maiores prejudicados desta crise e que se não houver uma reação em busca de soluções tudo permanecerá do mesmo jeito, os políticos da cidade também tem sua parcela de culpa pois o único que vi se mobilizar foi o prefeito hélio e alguns vereadores sendo que o restante nem sequer se pronuncia o propõe alguma medida.

Se não houver uma ação imediata por parte de TODOS essa novela chamada crise hídrica de Guamaré não terá o capítulo final e aqueles que se beneficiam da miséria do povo continuarão se dando bem .

Por isso como cidadão conclamo a todos para realizar um grande movimento em prol de água nas torneiras no município, vamos deixar as diferenças partidárias de lado e vamos buscar nossos direitos, eu já fiz a minha parte em pedir o desligamento da água em minha residência e você, já fez a sua, é hora de se unir e PROTESTAR contra esse descaso.


É hora de reivindicar a tão sonhada usina de dessalinização e cobrar da CAERN medidas que possam suprir a necessidade do povo, pois chega de perseguição ao contribuinte.
ACORDA GUAMARÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...